Estamos a trabalhar para disponibilizar esta secção do site o quanto antes.
Obrigado pela compreensão.
Numa sinergia atlântica, os municípios da Madalena, Lajes do Pico, São Roque, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa, Vila do Porto e Horta apresentaram, esta quinta-feira, na BTL, a sua candidatura conjunta a Cidade Europeia do Vinho 2026.
Dando a conhecer ao público este paraíso de escoadas lávicas, com uma das mais ricas biodiversidades da Europa, os Municípios açorianos enalteceram as singularidades desta Terra única, onde a serenidade abraça o mar, a cultura pulsa e o sabor da tradição se renova a cada instante.
A beleza icónica das ilhas deu mote à apresentação, mas foram os vinhos e a cultura vínica os grandes protagonistas do serão. Com um terroir único, refletindo a cada trago a natureza das suas origens, os nectares açorianos conquistaram todos os presentes numa viagem enogastronómica pelo que de melhor se produz na nossa Região.
Usando da palavra Catarina Manito, Porta-Voz da Candaditura “Azores, The Best Reason to Toast”, e Presidente da Câmara da Madalena, Capital dos Açores da Vinha e do Vinho, sublinhou que esta é uma iniciativa supramunicipal que pretende transformar o rico património vínico açoriano num ativo estratégico.
“De mãos dadas, estes oito Municípios açorianos superaram diferenças e criaram laços de aspirações comuns, unidos num único desígnio, promover os nossos vinhos e o nosso enoturismo. Queremos afirmar os Açores como território vinhateiro da Europa e queremos afirmá-lo como um todo. Só assim, projetaremos a nossa Região na Europa e no Mundo. É este o nosso propósito. É esta a nossa ambição”, defende a Autarca.
Partilhe esta noticia com alguém
Adira à nossa newsletter e fique atualizado: