No passado dia 10 de novembro, o Município de São Roque do Pico comemorou o seu 482.º aniversário de elevação a concelho, com sessão solene no salão nobre da Câmara Municipal. O evento foi abrilhantado pela atuação do Coro de São Roque do Pico, em conjunto com o Trio da Associação Cultural, e incluiu diversas homenagens e prémios de mérito.
A Presidente da Assembleia Municipal, Cátia Salvador, ao dirigir-se ao público, fez questão de valorizar o papel dos funcionários e colaboradores do município, referindo que são eles “os pilares da casa” e que, sem o seu “compromisso diário, muitas das conquistas que celebramos hoje não seriam possíveis”. Enfatizou que, embora o executivo tenha objetivos e planos, são os “construtores silenciosos”, os trabalhadores municipais, que tornam esses projetos uma realidade e sustentam o progresso de São Roque.
No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Filipe Silva, expressou gratidão aos presentes e destacou a importância da data para o concelho. Optou por um tom de proximidade e autenticidade, preferindo “falar olhos nos olhos” com a população e fazer um balanço sincero do trabalho desenvolvido ao longo do mandato. O presidente explicou que, embora o executivo não possa realizar todos os projetos em curto prazo, tem definido prioridades estratégicas e investido em obras fundamentais para o desenvolvimento sustentável do município.
O autarca mencionou a concretização de obras esperadas há muito tempo, como o parque de estacionamento junto à Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, que representou um investimento de 230 mil euros, e a substituição do relvado sintético do Vitória Futebol Clube, no valor de 180 mil euros que beneficia diariamente muitos jovens e desportistas locais. Realçou também a infraestruturação da Zona Industrial, que foi finalmente candidata a fundos do programa 2030 e está em fase de execução, num valor de 1,3 milhão de euros. Outra obra importante mencionada foi a construção da nova casa mortuária de São Roque, em colaboração com a Junta de Freguesia e a Fábrica da Igreja Paroquial de São Roque do Pico, que representa um investimento de 416 mil euros. Ainda durante a sua intervenção Luís Filipe Silva refere as duas fases da obra de repavimentação dos diversos arruamentos de São Roque do Pico no valor de 930 mil euros, obra já concluída, e o contrato ARAAL para a via Litoral de São Roque no valor de 1,5 milhão de euros.
O presidente abordou também a preparação de futuras candidaturas a fundos comunitários, nomeadamente para projetos de gestão de resíduos e abastecimento de água, ambos essenciais para a sustentabilidade do concelho. Está prevista a aquisição de dois novos camiões de recolha de resíduos e 800 contentores, bem como a construção de três novos furos de captação de água, reabilitação das redes de água em diversas ruas da vila de São Roque e tanques para garantir o abastecimento à população.
O presidente agradeceu também aos funcionários municipais, especialmente aos que celebraram 30 anos de serviço, pelo empenho e dedicação ao longo dos anos, nomeadamente Maria Amélia Silva e José Manuel Serpa. Sublinhou que a gestão do município vai além das grandes obras, englobando a participação ativa da comunidade e o trabalho diário de todos os colaboradores, essenciais para o bom funcionamento dos serviços e para o progresso do concelho.
Um dos momentos de destaque da cerimónia foi o anúncio feito por Duarte Freitas, Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, em representação de Sua Excelência O Presidente do Governo dos Açores, que revelou o lançamento, no próximo dia 18 de novembro, da empreitada de Proteção da Orla Costeira e Ordenamento da Baía do Cais do Pico, no valor de 35 milhões de euros na sua primeira fase.
Durante a sessão, foi entregue o Prémio de Melhor Aluno da EBS de São Roque do Pico ao estudante Guerin Alker, e o certificado do Orçamento Participativo à requerente Sílvia Oliveira, cuja proposta de construção de um parque infantil na Prainha foi a mais votada.
Ao longo da sessão, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir várias peças do quarteto de saxofones do Ensino Artístico da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, acompanhados pelos professores Helder Bettencourt e Vitor Gomes.
A cerimónia terminou com um momento simbólico, em que os presentes cantaram os parabéns a São Roque do Pico, encerrando a celebração em clima festivo e de união.
2024-11-12 15:10:22
CMSRP