Os apoios e incentivos à natalidade continuam a ser uma das prioridades da Câmara Municipal de São Roque do Pico.
No âmbito dessas ajudas, ao longo dos últimos seis meses, foram entregues 12 cestas de natalidade direcionadas aos recém-nascidos naturais do concelho, com fraldas, toalhitas, óleos, champô, gorro, babete e toalha de banho, entre outros produtos.
Esta medida social representa uma ajuda simbólica, um mimo, para as famílias que decidem ter filhos, num sinal do Município de querer estar perto das famílias do nosso concelho e apoiá-las dentro das possibilidades.
O gesto solidário com bens essenciais para ajudar nos primeiros gastos das famílias junta-se ao Kit de Natalidade implementado em 2017 pelo Município de São Roque através do programa ‘+Social’, com o objetivo de incentivar a fixação de casais, melhorar a vida de jovens famílias e dos recém-nascidos, combatendo, em simultâneo, o envelhecimento populacional.
O Kit de Natalidade beneficia as famílias ao longo de 12 meses com um apoio financeiro mensal de 50 euros, caso seja o primeiro filho, ou de 55 euros mensais para as famílias com dois ou mais filhos.
Além disso, abrange o reembolso de despesas efetuadas na área do concelho de São Roque do Pico com a aquisição de bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança, como por exemplo a frequência de creche, consultas médicas, medicamentos, artigos de higiene, alimentação, vestuário e calçado. Ou seja, além de apoiar os pais o Município está igualmente a apoiar o comércio local, num claro investimento na economia concelhia.
Podem beneficiar deste apoio os agregados familiares residentes no concelho de São Roque do Pico e que preencham os requisitos do Regulamento de incentivo à natalidade, devendo as candidaturas ser formalizadas junto do Gabinete de Ação Social do Município.
2021-03-02 16:18:06
CMSRP