Menos abandonos e mais adoções no Canil Municipal de São Roque do Pico

São Roque / Educação Ambiental

test

O Canil Municipal de São Roque do Pico registou durante o ano de 2020 um aumento de 26 por cento no número de adoções comparativamente com 2019.

Ao longo dos 12 meses do ano passado foram adotados 22 animais que estavam institucionalizados, ou seja, mais cinco do que em igual período do ano anterior.

Este aumento significativo, revelador de uma sociedade mais atenta e sensibilizada para a problemática da adoção, é motivo de satisfação para o Município de São Roque do Pico, que regista, também, com agrado uma redução acentuada no número de animais abandonados.

Os dados agora contabilizados indicam que durante o ano passado o número de animais entregues ao cuidado do Canil Municipal baixou 62 por cento comparativamente com o ano de 2019, o correspondente a menos 24 abandonos.

Analisando a diferença entre o número de adoções e o de abandonos é possível concluir que a taxa de adoções em 2020, comparativamente com as entradas, foi de 91,6 por cento, o que equivale ao melhor resultado dos últimos anos.

Além de uma maior sensibilidade da comunidade para a problemática dos animais abandonados, esta melhoria gradual reflete o trabalho desenvolvido pelo Canil Municipal na promoção de campanhas de voluntariado e de apelo à adoção e que têm incluído a abertura das instalações ao fim de semana para visitas e uma atividade mais presente nas redes sociais, sem esquecer outras iniciativas como um programa em curso de esterilizações.

Entretanto, com o objetivo de melhorar as condições do Canil onde residem atualmente 50 animais, o Município de São Roque procedeu em 2020 a um conjunto de investimentos que vão ter continuidade ao longo deste ano permitindo proporcionar maior conforto aos animais institucionalizados.

 


2021-01-15 15:26:53

CMSRP