O concelho de São Roque do Pico registou, entre 2018 e 2019, um aumento no número de população residente.
Um estudo do PORDATA, baseado em elementos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, indica que em 2018 o concelho apresentava uma variação demográfica positiva de 0,06 por cento o que aconteceu pela primeira desde 2011.
Os dados do estudo realizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos revelam que, em 2011, a evolução da população residente era negativa, na ordem dos 3,8 por cento, e, em 2014, menos 1,51 por cento.
Números que sofreram uma inversão histórica no ano de 2018, num sinal claro de que as medidas implementadas pelo Município estão a ser eficazes na fixação de maior número de população.
Os mecanismos de incentivo à natalidade, com a entrega de kits de natalidade, e o subsídio à parentalidade, bem como as ajudas a jovens estudantes universitários e aos idosos através do programa ‘São Roque do Pico +Social’, contribuem para a melhoria da qualidade de vida e para a fixação de população.
Associado a esta melhoria está, também, a promoção do concelho no exterior como um local de excelência para viver.
O concelho de São Roque é, aliás, cada vez mais apetecível para quem vem do exterior do país. Nos oito anos em análise registou-se um aumento de estrangeiros residentes, passando de 69 para 127 pessoas.
Os dados do PORDATA indicam, por outro lado, um aumento do investimento do Município nas áreas do desporto, cultura e ambiente.
2020-06-26 08:48:35
CMSRP