A empreitada de requalificação da Praceta dos Baleeiros, no Cais do Pico, vai beneficiar de 220 mil euros de apoios comunitários através do Programa Operacional 2020.
A candidatura da responsabilidade da Câmara Municipal de São Roque do Pico foi aprovada no âmbito do PIRUS (Programa Integrado de Regeneração Urbana Sustentável) e vem apoiar uma parte substancial do investimento de 260 mil euros que permitirá dignificar uma das zonas mais nobres do concelho.
O concurso público para a execução dos trabalhos está fechado faltando apenas adjudicar a obra, o que deverá acontecer nas próximas semanas.
Apesar de o processo burocrático estar praticamente concluído, a empreitada de valorização do espaço numa zona de excelência só deverá avançar no final do Verão. Essa é uma opção do executivo liderado por Mark Silveira para evitar obras num local muito procurado no Verão, uma estação que concentra inúmeras atividades e o Festival Cais Agosto.
Além da proximidade ao porto de passageiros, na Praceta dos Baleeiros estão localizados o Museu da Indústria Baleeira, o Clube Naval, a Zona Balnear da Rampa e o Monumento ao Baleeiro.
“Muitas pessoas passam por aquela zona nos meses de Verão. Entendemos que será preferível adiar os trabalhos para que comecem apenas em outubro de modo a não prejudicar quem visita a Praceta dos Baleeiros”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, lembrando que “a requalificação de um importante património cultural foi pensada com o máximo cuidado para manter os elementos históricos, tendo recebido contributos da mais variada natureza, entre os quais dos deputados municipais e do investigador José Carlos Garcia. Além disso, antecipadamente, foram solicitados pareceres de outras entidades, nomeadamente da Secretaria Regional da Educação e Cultura”.
A intervenção, num espaço de 4000 metros quadrados, assenta essencialmente na requalificação de pavimentos e no reforço dos muros laterais da antiga rampa de varagem das baleias.
Ao nível do pavimento, a Praceta será coberta com um tapete betuminoso de cor vermelha, salvaguardando, no entanto, o lajeado de pedra remanescente do antigo pátio de desmancha e serão construídos ao redor da Praceta passeios sem relevo.
O projeto inclui a instalação de candeeiros, consistindo na recuperação e replicação dos antigos candeeiros de betão existentes na zona.
Aproveitando as obras no pavimento, está projetada a implementação de tubagens destinadas à água e eletricidade para servir as instalações provisórias utilizadas no Cais Agosto.
A requalificação e valorização dos legados históricos do concelho de São Roque do Pico, particularmente associados à atividade baleeira, são duas das maiores preocupações da Câmara Municipal, que pretende preservar as memórias do passado e criar condições para captar o maior número possível de fluxos turísticos, projetando a marca ‘São Roque do Pico-Capital do Turismo Rural’.
2020-02-15 21:48:31
CMSRP