|Exposição Macrofotografia LIFE BEETLES: Pequenos em Grande

Foi inaugurada no dia 26 de abril 2024 a exposição ao ar livre de macrofotografia LIFE BEETLES: Pequenos em Grande, no Jardim Municipal de São Roque do Pico.

Estiveram presentes no evento a Sr.ª Vereadora da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Susana Vasconcelos, a Diretora do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas, Vanda Serpa, e a Gestora-adjunta do projeto LIFE BEETLES, Sónia Manso.

O projeto LIFE BEETLES é um projeto de conservação de natureza, coordenado pela SRAAC (Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática), cofinanciado pela Comissão Europeia, através do Programa LIFE, em 55%.

O projeto LIFE BEETLES tem como objetivo melhorar o tamanho das populações, área de distribuição e estatuto de conservação de 3 espécies de escaravelhos endémicos: o Tarphius floresensis (escaravelho-cascudo-da-mata) na ilha das Flores, Pseudanchomenus aptinoides (laurocho) na Ilha do Pico, e o Trechus terrabravensis (carocho-da-terra-brava) na Ilha Terceira.

Na ilha do Pico as ações de conservação de natureza passam pelo combate a espécies invasoras no Mistério da Prainha (início do Caminho dos Burros) e na área protegida do Caiado (de onde já foram removidas mais de 11 toneladas de roca-de-velha). Pretende-se também renaturalizar uma antiga pastagem adjacente a Lagoa do Caiado, onde já foram plantadas cerca de 5700 arvores endémicas.

Esta exposição pretende mostrar ao público um lado diferente dos insetos, com o intuito de tentar mudar a perceção negativa normalmente associada a estes seres vivos. A exposição foca-se não só nas 3 espécies alvo do projeto, mas também em outros insetos endémicos que são únicos nos Açores e alguns deles únicos nas ilhas onde se encontram.

O objetivo é também sensibilizar para a importância que estes seres vivos têm na natureza, seja através da polinização, dispersão de sementes, decomposição da matéria orgânica, ou para o Homem através da alimentação, vestuário ou até mesmo, na nossa saúde. Qualquer perturbação significativa, pode causar desequilíbrios com consequências ecológicas, ambientais e económicas. Através dos diferentes papeis que assumem nos ecossistemas, estes seres são essenciais à manutenção do seu equilíbrio.

Este tipo de exposição de macrofotografia, no contexto da entomologia, é raro a nível internacional. Nos Açores é apenas a segunda vez que surge, e na ilha do Pico é a primeira vez que são exibidas fotografias de insetos a neste nível de detalhe e qualidade. Esta exposição irá estar patente no Jardim Municipal até ao início de junho, e poderá ser visitada também de noite, uma vez que possui iluminação própria, o que lhe confere também um aspeto muito atrativo!

No fim da sua visita à exposição pode deixar a sua opinião sobre a mesma, através da resposta a curto inquérito, que pode ser acedido através de um código QR do totem principal da exposição ou através do link https://forms.gle/fPh8k5suBqkhkrKB7 .